Laura Serrano propõe lei para permitir que as universidades públicas de Minas Gerais recebam investimentos privados

17 de fevereiro de 2021

A Deputada Estadual do NOVO Laura Serrano (MG) protocolou o Projeto de Lei nº 2455/2021 para permitir que as universidades públicas de Minas Gerais recebam investimentos privados e consigam expandir suas redes de pesquisa.

Segundo a justificativa no projeto, os fundos patrimoniais de gestão de doações privadas para investimentos na educação superior, também conhecidos como “endowments”, são instrumentos utilizados com sucesso internacionalmente.

É notório que as universidades estaduais e o Estado estão enfrentando grandes dificuldades financeiras. O objetivo da proposta é reduzir a dependência das instituições de ensino em relação ao Estado e permitir que a sociedade civil contribua com a melhoria das atividades educacionais prestadas pelas universidades.

“No fim das contas, quem ganha é a sociedade mineira, com o maior investimento na comunidade acadêmica, melhoria da qualidade de ensino e autossuficiência das universidades. As universidades conseguem aporte sem o auxílio do Estado, e ainda gera a cultura de filantropia”, pontua a deputada.

#NOVOnaPrática

Receba nossas

novidades por

email!