Tudo que o você precisa saber da Codevasf, a estatal do “Tratoraço”

12 de maio de 2021

Tudo que o você precisa saber da Codevasf, a estatal do “Tratoraço”

▶️ A fundação da Codevasf

A Codevasf, ou Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, é uma estatal que foi criada em 1974 para fomentar o desenvolvimento nas áreas próximas aos rios São Francisco e Parnaíba.

▶️ Projeto original

Durante muitos anos a estatal esteve restrita às regiões próximas aos rios do projeto original. A partir do ano 2000, os políticos começaram a aumentar sua área de atuação.

▶️ Expansão desenfreada

Nos últimos 4 anos a Codevasf foi agigantada, indo de 13% para 27% do território nacional durante o governo Temer e de 27% para 37% durante o governo Bolsonaro.

▶️ A prioridade nunca foi o cidadão

Junto com a expansão territorial, os aportes de dinheiro público triplicaram. O que era para ser uma empresa focada no desenvolvimento regional se tornou um ralo de dinheiro público a serviço de interesses patrimonialistas e eleitoreiros.

▶️ Emendas secretas e tratoraço

A Codevasf se tornou centro das atenções nos últimos anos pelos indícios de uso político e corrupção.

A empresa está ligada ao suposto “Orçamento Secreto” e teria comprado tratores superfaturados, por preços 259% acima dos de mercado.

▶️ Falta de transparência

O uso da Codevasf como destino de emendas parlamentares abre uma brecha para a corrupção. Os processos de licitação de estatais são muito menos detalhados que de emendas tradicionais, e a fiscalização por parte dos órgãos de controle como o TCU é dificultada.

▶️ Inchaço e loteamento político

No governo Bolsonaro, a Codevasf se tornou a estatal preferida do Centrão devido à “rapidez” na entrega de repasses. O inchaço da empresa foi marcado pelo loteamento de cargos via indicações políticas do Centrão. Essa “rapidez” na entrega, porém, só é possível graças ao menor controle da sociedade na aplicação de recursos.

▶️ Investigações são urgentes

A bancada do NOVO na Câmara entrou com uma representação ao TCU para que os fatos sejam esclarecidos. O Ministério Público também pediu investigações ao órgão sobre o caso. O NOVO segue acompanhando com atenção as denúncias.

Estatais são estratégicas para quem? Para os políticos oportunistas, talvez, para o cidadão, com certeza não.

🔶 O NOVO defende a privatização ou extinção da Codevasf e de todas as estatais.

Receba nossas

novidades por

email!