Minas Gerais evitou a evasão escolar de quase 30 mil alunos da rede pública durante a pandemia

19 de fevereiro de 2021

Um trabalho realizado por professores e diretores das escolas de Minas Gerais evitou que quase 30 mil alunos abandonassem os estudos durante a pandemia de coronavírus. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação.

A evasão escolar é uma das principais preocupações dos especialistas em relação às consequências da pandemia no meio educacional devido ao distanciamento dos alunos nas instituições.

Em Minas Gerais existe uma metodologia que usa como base um plano de ensino tutorado que pode ser acessado na Internet ou por material impresso. Por esse sistema, os professores conseguem acompanhar quem não está fazendo atividades remotas, e a partir daí, entram em contato para recuperar o aluno antes que ele abandone o curso.

Na hora de resgatar o estudante, vale tudo: ligações por telefone, mensagens de Whatsapp, e até mesmo o conhecido “Oi, sumido” nas redes sociais.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, várias soluções encontradas pelas escolas públicas devem ter continuidade para melhorar o processo educacional e de contato com os alunos, entre elas estão a complementação das atividades educacionais no modelo online, reuniões com pais de alunos por videoconferência, e um contato mais próximo da comunidade escolar no ambiente digital.

Com informações da Rádio CBNreportagem de Pedro Bohnenberger

foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Receba nossas

novidades por

email!